domingo, 19 de agosto de 2012

Democracia.

O voto, essencial na democracia.

Segundo o Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0, que tenho instalado aqui em minha máquina, democracia é definida como:

Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, i. e., dos poderes de decisão e de execução.

De acordo com a wikipédia:

é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. (...) A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Democracia é quando a maioria, através do voto, decide por todos. Na maior parte das vezes, pode ser chamada de tirania da maioria — quando uma maioria é capaz de tirar o direito de uma minoria. Só para lembrar, pelo que costa nos registros históricos, uma maioria condenou Jesus Cristo à morte, assim como havia feito com Sócrates, séculos antes; e outra maioria, em 1933, no congresso alemão, votou e aprovou a cessão de poderes ditatoriais a Adolf Hitler (isso me faz pensar que se um Deus bom e justo existisse, certamente sua voz não seria a do povo). Um povo é capaz tanto de horrores, destruições e brutalidade, como de atos mais comoventes de bravura e dignidade, perpetrados, em ambos os casos, em nome de qualquer ideal como religião, nacionalismo e coisas do gênero. Isso é democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...